O Curso de Gestão Financeira em Ambientes de Crise é promovido pela Mirar Gestão Empresarial, em parceria com a Faculdade Brasileira de Tributação. A Mirar é  uma empresa com fortes raízes acadêmicas e é especializada em Recuperação e Reestruturação de Empresas; Controladoria e Estratégia Empresarial, com inúmeros cases no setor, especialmente no cenário econômico nacional dos últimos anos.

O objetivo do curso  é capacitar profissionais e gestores, aprofundando o estudo sobre os principais indicadores financeiros da empresa e como gerenciá-los, para a empresa sair de uma situação de crise e tornar-se sustentável, visando a sua perpetuidade. Unindo a academia ao meio organizacional,  o curso propõe uma abordagem prática da gestão empresarial, em cenários de escassez de recursos.

O curso tem como objeto de estudo a administração e o planejamento financeiro das organizações e aborda, especialmente, os investimentos e o capital de giro, as formas de financiamento, a estrutura das demonstrações financeiras, a análise de custos,   volume e lucro e o sistema orçamentário.  São estudadas, ainda, as fontes de recursos de longo prazo e as suas aplicações, os investimentos de capital (CAPEX) e as técnicas associadas aos mesmos.

Como resultado, o curso pretende gerar maior independência corporativa, auxiliando os gestores na busca das soluções na gestão financeira, em ambientes de crise.

Construir conhecimento acerca da importância da função financeira na empresa, sua relação com a rentabilidade e alternativas de utilização de capitais próprios e de terceiros, a curto e longo prazo, visando otimizar a estrutura de capitais a disposição da empresa, é o que resume os benefícios gerados pelo curso.

INÍCIO DAS AULAS: 16.04.18

CARGA HORÁRIA: 32 HORAS / Aula

Conceitos de Capital de Giro e Necessidade de Capital de Giro, Ciclo Financeiro (PMP, PMR, PMRE), Administração de Caixa, Administração de Contas a Receber, Administração de Estoques, Administração de Contas a Pagar.

Balanço Patrimonial (BP), Demonstração do Resultado do Exercício (DRE), Demonstração dos Fluxos de Caixa (DFC), Demonstração das Mutações do Patrimônio Líquido (DMPL), Demonstração do Valor Adicionado (DVA), Notas Explicativas.

Índices de Liquidez (Imediata, Circulante, Seca, Geral), Endividamento (Geral, Financeiro e Tributário), Grau de Imobilização, Capacidade de Amortização Financeira.

Custos e Despesas Variáveis e Fixas, Margem de Contribuição, Ponto de Equilíbrio Contábil, Financeiro e Econômico, Noções de Precificação, Riscos Associados à Alavancagem Operacional.

Conceitos de Capital de Giro e Necessidade de Capital de Giro, Ciclo Financeiro (PMP, PMR, PMRE), Administração de Caixa, Administração de Contas a Receber, Administração de Estoques, Administração de Contas a Pagar.

Situação Patrimonial Inicial, Orçamento de Vendas, Orçamento de Custos e Despesas Variáveis, Orçamento de Custos e Despesas Fixas, Orçamento de Ciclo Financeiro (PMP, PMR, PMRE), Orçamento de CAPEX, Orçamento de Amortizações, Demonstrativo de Resultado Projetado, Fluxo de Caixa Projetado, Balanço Patrimonial Projetado.

Modelos de Avaliação de Empresas (Valuation)

Matriz de Gestão de Riscos

Matriz de Gestão de Riscos

Inscrições, valores, datas e vagas
disponíveis do curso
+55 (51) 3073-1001 | 0800-602-0700

A Mirar Gestão Empresarial é uma empresa associada à TMA, Turnaround Management Association, prestigiada associação fundada nos EUA em 1988 e presente em 56 países. Com o Curso de Gestão Financeira em Ambientes de Crise, a empresa pretende disseminar conhecimento prático ao mercado por meio da troca de experiências e da oferta de ferramentas para o dia-a-dia da gestão organizacional.